domingo, 3 de fevereiro de 2013

Drawing by hand

 O surf é um esporte que vem ganhando um a cada dia um espaço significativo na sociedade, por se tratar de um pratica fascinante e desafiadora a cada dia ganha mais adeptos e admiradores. O surf já foi fonte de expiração em diversos seguimentos, exemplo de criação de outros esportes como “skate”, “Snow board”, e diversos outros esportes com pranchas. O cinema já usou muito a imagem surf wear em diversos filmes.


O surf como sendo um esporte fascinante é fonte de inspiração em diversos seguimentos da arte, poetas, escritores, músicos, fotógrafos, escultores e uma infinidade de outras expressões artísticas já tiveram o surf como inspiração.

A prática do surf une em uma única ação, diversas funcionalidade, o surf para muitos é muito mais que um esporte, para muitos um estilo de vida, fonte de expiração, momento de lazer, contato com a natureza.

A arte e o surf sempre estiveram juntos desde os primórdios desse esporte e pode ser notada em diversos momentos, de sua pratica. O ato de surfar já é algo fascinante de se ver, a fabricação das pranchas que por muito tempo foi um processo totalmente artesanal e continua ate hoje dessa mesma forma por muitos fabricantes.


Também pode se ver muita expressão de arte nas roupas, com novos cortes e desenhos, na publicidade voltada ao publico do esporte e por ai vai, mas uma nova tendência é a arte nas pranchas.

As pranchas já passaram por diversos matérias, madeira, e diversas outras fibras e vem evoluindo a cada dia nas suas formas e matéria prima. Porém a personalização das pranchas sempre foi algo que encantou os praticantes do esporte. As pranchas monocromática começaram a dar espaço pra pranchas de duas cores com traços de cores e isolamentos formando os desenhos básicos, com listras, degrades e outros.

Só que uma tendência surgiu, muitos surfistas profissionais que recebiam suas pranchas brancas passaram a fazer pequenos desenhos com canetas e mudaram a forma de pessoalizar pranchas ampliando as possibilidades de expressões e tornando a pranchas, verdadeiras telas de arte.





Jota em Ação - Oficina Sargaço Surf Boards

Foi ai que surgiu a Drawing by hand, uma forte tendência para personalização de pranchas e uma forte expressão de artística. A evolução dos desenhos nas pranchas trouxe diversos tipos de pinturas para elas, as mais tradicionais a base de tintas vinilica, com traços simples e isolamentos para dar forma aos desenhos, passando pelos grafit’s que por muito tempo foram o diferencial, ate os dias de hoje com a chegada de uma nova tendência Drawing by hand ou desenho a mão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante.
Obrigado!