segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dicas competição


Formato de competição

Baterias:

  •   É o formato de competição do surf, momento de disputa entre atletas.

·         As baterias podem ser formadas de duas maneiras básicas homem a homem ou com quatro competidores. As baterias também podem ser com três atletas em alguns casos cinco ou seis, de acordo com a necessidade, onde sempre no mínimo 50% dos atletas devem passa de fase.
·         Cada competidor será avisado previamente com relação a sua bateria e a camisa que usara durante ela.
·         As baterias têm tempo médio de 15 a 20 minutos, dependendo do formado da competição, onde os atletas têm direito de pega 10 a 15 ondas. Onde também serão previamente avisados.

Formato de julgamento


  • Durante as baterias será julgado, a desenvoltura dos atletas nas ondas, onde dentro dos critérios de julgamentos estão:


·         Compromisso e grau de dificuldade das manobras  
·         Manobras inovadoras e progressivas
·         Combinação das principais manobras
·         Variedade de manobras
·         Velocidade, pressão e fluidez
·         O formato atualmente usado de para julgamento nas baterias é medias dos juízes das duas, ou três melhores notas, de acordo com o formato de competição. Onde deve ser predefinido e esclarecido para os competidores.
·         Os critérios de desempate serão de acordo com as ondas quem vem em seqüência nos seus valores. Permanecendo o empate ate a ultima nota, só nesse caso a bateria volta ao mar para desempate, o que é raro

Interferência:

  •   Seria o equivalente a falta do futebol, é quando um atleta prejudica o desempenho de outro.  
  •   Existem vários tipos de interferência.

·         Interferência de remada, quando o atleta durante a remada projeta sua prancha em direção onde prejudica outro atleta. Ex.: durante uma disputa de onda, o atleta que tem a preferência (está na parte interna da onda) é fechado de forma brusca por outro atleta.  Ou durante o momento do drop, um atleta que vem entrando se posiciona em local que atrapalhe o despenho do outro.
·         Interferência durante o drop, quando um atleta desse a onda na frente do outro e prejudicando o seu desempenho, isso numa mesma sessão. (é possível dos atletas surfarem a mesma onda sem que ocorra interferência.
·         Interferência dupla, em hipótese alguma dois atletas poderão se cruzar surfando a mesma onde. Caso isso aconteça será computada dupla.
·         O atleta que receber interferência perde uma de suas notas e da o direito do atleta que sofreu surfa outra onda, no caso uma a mais.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante.
Obrigado!