quinta-feira, 15 de abril de 2010

Como está o mar?

Umas das maiores preocupações que eu tenho hoje é as condições de nossas praias, nas minhas ultimas trips do surf pode nota que as praias estão cada vez mais sujas. E pode percebe que os responsáveis de uma fatia significativa de tanta sujeira nas praias são os próprios surfistas.


Não é difícil encontra garrafas pets, sacolas plásticas, copos descartáveis, lata de bebidas, piolas de cigarros entre outros tipos de lixo, em muitas praias do nosso litoral. E não tenho o conhecimento de nem um projeto governamental, ou de ordem publica no estado que possibilite algum tipo de campanha em defesa das praias do nosso litoral. O que podemos ver é a invasão imobiliária em boa parte de nossas praias a exemplo do litoral sul, onde algumas praias estão ate quase sem acesso, e junto a esse progresso desordenado a violência, e a degradação.
A Paraíba tem um dos litorais mais belos do mundo, onde pouco é aproveitado com relação ao turismo. Estamos muito atrasados com relação aos estados vizinho. Apesar de tanta influencia financeira, com a venda de terrenos, construções de imóveis, o que pode ser visto é a privação das praias para algumas classes sociais, ao invés de políticas publicas de incentivo a conservação, ao turismo, ao esporte e ao lazer.
Já me cansei de ver, carros luxuoso arremessando latas de bebias pelo caminho da praia de Coqueirinho, o que se enquadra inicialmente como infração de trânsito de acordo com o novo código de transito e também um crime ambiental. O lixo está também nas praias urbanas, e se estende por todo o nosso litoral. Nas Valas na Baia da Traição está muito triste de se ver, quem observa bem ver, que durante toda à decida existe o lixo de visitantes do local, principalmente garrafas de água, mesmo sendo aquela uma área de quase que exclusividade de surfista e moradores, locais.
Proponho uma campanha de limpeza das praias e conservação, pra isso precisamos da colaboração de todos, governo, empresas, surfista cidadãos e outros.
As praias precisam de nosso ajuda, e assim agente pode pergunta:
Como esta o mar?
A resposta será: Está limpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua participação é muito importante.
Obrigado!